7 dicas para renovar um banheiro pequeno

Por 16 de julho de 2018Sem categoria
banheiro pequeno

Quando o assunto é a renovação de um banheiro pequeno, além de mais bonito, quase sempre há o desejo por parte do proprietário de deixá-lo com uma aparência maior. Nesse sentido, a boa notícia é que essas duas coisas podem acontecer. Sendo que, obviamente, isso depende de uma série de aspectos que, combinados, deixam o banheiro bonito e aparentemente maior.

Quer saber como isso é possível? Então confira abaixo 7 dicas para renovar um banheiro pequeno e deixá-lo mais bonito e com uma aparência maior!

1.      Usar espelhos à vontade

Um aspecto essencial na renovação de um banheiro pequeno é a utilização de muitos espelhos. Isso porque, quando são dispostos de maneira adequada, os espelhos fazem com que o banheiro pareça maior.

Uma dica bem interessante que tem a ver com o uso de espelhos é a possibilidade de esticar o frontão para além da bancada da pia. O frontão é aquele acabamento que fica acima da pia para evitar que a água molhe a parede. Assim, se ele for esticado para além da bancada, indo até o final da parede, torna-se viável colocar um espelho em toda a extensão da parede. Desse modo, vai ser gerado um reflexo maior no espelho, passando a impressão de que o banheiro é mais amplo.

2.      Colocar nichos embutidos na alvenaria

Em se tratando de um banheiro pequeno, a renovação deve ser feita levando em conta a necessidade de economizar espaços. E uma boa maneira de fazer isso é utilizar nichos, por exemplo, para shampoo, embutidos na alvenaria.

Isso elimina o uso de prateleiras que ficam para fora da parede, o que é bastante incômodo no caso de um banheiro pequeno, já que os usuários podem acabar esbarrando nelas. Com o uso de nichos embutidos, esse risco deixa de existir.

3.      Utilizar espelheiras no Banheiro Pequeno

As espelheiras são armários de fina espessura (aproximadamente 15 centímetros de profundidade) que ficam embutidos no espelho do banheiro. Dessa forma, seja acima da bancada ou do vaso, por exemplo, colocar uma espelheira é uma maneira de aproveitar um espaço que ficaria perdido. Ao invés de ter apenas um espelho colado na parede, tem-se um local que pode ser usado para armazenar objetos.

Claro que, por ser de fina espessura, a espelheira não comporta objetos grandes. Porém, coisas bastante usadas no banheiro, como shampoos, condicionadores, sabonetes e rolos de papel higiênico, podem ser armazenadas nela.

É importante lembrar que a espelheira pode ser embutida acima de uma mureta de alvenaria, ficando totalmente rente à parede. Ou, caso o proprietário assim queira, ela pode ficar sobreposta, com a espessura para fora da parede.

4.      Não usar portas que tenham puxadores salientes

Outra dica bem interessante é evitar usar portas que possuam puxadores salientes. Em um banheiro pequeno, como eles saltam pra fora, as pessoas podem acabar esbarrando nos puxadores. Para solucionar esse problema, o ideal é ter puxadores que sejam cavados na própria porta. Com isso, elimina-se a saliência que pode ser bastante incômoda.

5.      Utilizar box de vidro que vá até o teto

Quando possível, se a janela do banheiro for posicionada dentro do box, é interessante usar um box de vidro que vá até o teto. Essa é uma boa opção porque evita que seja criada uma descontinuidade no banheiro. Ou seja, uma interrupção na altura total do banheiro.

Quando vai até o teto, o vidro imprime maior amplitude ao banheiro. Porém, lembre-se de que essa dica só pode ser colocada em prática se a janela ficar dentro do box.

6.      Usar pisos de grande formato

Os pisos de grande formato são excelentes para os banheiros pequenos. Um piso de 1,20 metros por 60 centímetros, que pode ser um porcelanato, por exemplo, pode ocupar toda a largura do banheiro (no sentido que é 1,20 metros, obviamente).

Assim, diminui a quantidade de rejuntes no piso do banheiro, o que passa a impressão de que ele é maior. Inclusive, pelo fato de o piso ter um formato grande, pode-se optar por um revestimento menor e mais charmoso, por exemplo, na área do box. Pode ser um revestimento 3D ou pastilha, pois ambos ficam muito bonitos nesse tipo de situação.

7.      Optar por bancadas em porcelanato

Essa é uma dica voltada à economia na obra de renovação do banheiro. Pode-se dispensar o uso de granito, mármore ou pedras caras e optar por bancadas em porcelanato. Inclusive, é possível usar na bancada o mesmo porcelanato utilizado no piso.

No entanto, como se trata de um trabalho minucioso, deve-se contratar uma empresa ou um profissional especialista em corte e assentamento de porcelanato. Sendo que, ainda assim, o gasto é menor do que se fosse comprada uma bancada de pedra, por exemplo.

Conclusão

Como você pode acompanhar, todas as dicas apresentadas são simples de serem colocadas em prática. Ou seja, é totalmente viável renovar um banheiro pequeno de modo que ele fique mais bonito e aparentemente mais amplo. Por isso, levar essas dicas em conta é essencial para a obtenção de um resultado satisfatório.

Você está pensando em renovar o seu banheiro, mas tem medo de o resultado final não ser o esperado? Então entre em contato com a Si.Saccab Arquitetura, que a gente desenvolve um projeto totalmente de acordo com a sua necessidade, sendo que, antes mesmo de a obra ser iniciada, apresentaremos uma prévia do resultado final para que você diga se tudo está como o desejado!

 

Deixe um comentário