Cozinhas de Apartamentos Grandes: Qual é o Estilo Que Melhor Combina com Você?

Por 8 de agosto de 2018Sem categoria

Ter um apartamento grande não significa necessariamente que você precisa ter uma cozinha proporcional. A verdade é que, mesmo no caso dos apartamentos mais amplos, a cozinha pode ser pequena ou média. Isso é algo que deve ser decidido de acordo com o seu estilo. O importante é que esse ambiente, que é tão relevante em qualquer residência, supra todas as demandas.

Desse modo, para lhe ajudar a decidir qual é o tipo de cozinha de apartamentos grandes que melhor combina com você, apresentaremos a seguir os principais detalhes sobre alguns desses estilos, inclusive usando como exemplo projetos que realizamos recentemente. Leia atentamente e veja qual opção melhor se adequa ao seu gosto!

Cozinhas grandes são ideais para ter uma copa integrada

Geralmente, os apartamentos grandes com cozinhas proporcionais são aqueles mais antigos. De qualquer modo, independentemente disso, esse tipo de cozinha é ideal para aquelas pessoas que também querem ter uma copa. Até porque, dependendo do seu estilo de vida, a cozinha é utilizada como uma área social. Vale ressaltar que, no caso de a cozinha ser integrada a uma copa, é interessante que ela fique mais isolada dos outros ambientes do apartamento.

Em relação à composição da cozinha e da copa, é importante criar uma harmonia entre elas. Sendo que isso se refere tanto aos revestimentos quanto aos elementos presentes nesses ambientes (mesas, armários…). Nesse sentido, uma tendência no que se refere à composição de cozinhas é o uso de materiais inovadores. Sendo que eles podem ser usados tanto nas bancadas como no próprio revestimento.

Cozinhas completamente revestidas em cerâmica, por exemplo, já não são mais tão utilizadas. Especialmente no caso das cozinhas maiores, não há sequer a necessidade de todas as paredes serem revestidas. O revestimento é indispensável apenas nas paredes da cuba e do fogão (que são locais mais expostos a sujeiras e altas temperaturas). Nas outras áreas, é possível usar pinturas e papéis de parede.

Ainda sobre o revestimento das paredes, uma alternativa interessante é usar o mesmo material do piso, pois isso imprime um conceito de continuidade ao ambiente (isso foi feito em um dos projetos que estamos usando como exemplo).

Escolha da bancada e dos armários

Em relação à bancada dessa cozinha, ela foi projetada em quartzo branco, que é um material contemporâneo e clean. Essa escolha evitou aquela poluição visual típica dos antigos granitos pintados e viabilizou uma maior harmonia entre todos os materiais presentes na cozinha.

A bancada combinou, por exemplo, com os armários, que também são brancos. Essa integração de materiais fez com que a cozinha ficasse com um conceito moderno e minimalista.

Área destinada à copa

Na copa integrada a essa cozinha, colocamos uma mesa redonda que pode ser usada para o almoço ou o café da manhã. Além disso, como essa é uma área social, utilizamos um frigobar. Sendo que ele acaba servindo também como um apoio para a mesa.

Cozinhas menores proporcionam uma ótima integração com outras áreas sociais

Em apartamentos grandes que possuem cozinhas pequenas ou médias, integrá-las com as outras áreas sociais, como as salas de estar e de jantar, é uma ótima opção. E foi exatamente isso que fizemos no projeto que escolhemos para utilizar como exemplo de uma cozinha menor.

Seguindo o conceito de materiais inovadores, escolhemos uma bancada em Corian (da DuPont), que é um material sintético muito bonito e higiênico. Um detalhe interessante é o fato de esse material ser bastante moldável. Ou seja, é possível criar cubas esculpidas sem a utilização de emendas e cantos vivos. E isso é muito bom em se tratando de cozinhas que ficam integradas à sala de estar, por exemplo, já que é viável criar um visual agradável e minimalista.

Como não havia a necessidade de ter uma copa integrada a essa cozinha, pois ela estava agregada à sala de jantar, foi projetada uma ilha. Sendo que ela possui banquetas para o lado social e os armários para o lado da cozinha. Com isso, essa ilha serve inclusive para a realização de refeições mais rápidas (café da manhã, lanches…).

Devido aos armários, ela é muito funcional para a cozinha. Além disso, proporciona uma perfeita integração entre os dois ambientes. O que acontece especialmente pelo fato de essa ilha seguir o estilo de materiais inovadores (possui a bancada também em Corian).

Conceito de continuidade

Nesse projeto, o piso é continuo da sala até a cozinha. Essa, por sinal, é uma ótima opção para cozinhas de apartamentos grandes que são integradas com a sala. É muito interessante utilizar um conceito de continuidade. Sendo que, para quebrá-lo um pouco, pode-se usar uma pintura ou um papel de parede em determinadas áreas. Isso gera um destaque sutil e muito charmoso.

Possibilidade de usar portas para separar os ambientes

Um aspecto interessante sobre as cozinhas menores em apartamentos grandes é a possibilidade de, no caso de elas serem integradas às salas de estar e/ou de jantar, serem usadas portas para separar os ambientes eventualmente. Isso viabiliza que, de acordo com a necessidade, os ambientes fiquem unidos ou totalmente separados.

Conclusão

Como foi mostrado, não existe uma regra para a escolha do tamanho das cozinhas de apartamentos grandes. É o seu gosto que deve definir o estilo a ser utilizado. De qualquer forma, independentemente do tamanho que você mais gosta, orientando-se pelos detalhes que apresentamos, é possível projetar uma cozinha funcional, bonita e que combine perfeitamente com os outros ambientes do seu apartamento.

Curtiu o nosso artigo de hoje? Então você também vai gostar de ler este outro texto que mostra 7 dicas para renovar um banheiro pequeno!

Deixe um comentário