Quais São os Pontos de Atenção ao Montar um Projeto para uma Sala de Estar?

Por 7 de maio de 2018Sem categoria
sala de estar

O sucesso de um projeto de arquitetura para uma sala de estar depende de diversos fatores. São vários pontos de atenção que, caso sejam negligenciados, podem comprometer o resultado final. Por isso, é realmente necessário se atentar a eles. Até porque, ninguém quer correr o risco de se decepcionar com o resultado do seu projeto de arquitetura. Principalmente em se tratando um ambiente tão importante como a sala de estar.

Dessa forma, esse artigo apresentará a você os principais pontos de atenção de um projeto para uma sala de estar. Acompanhe atentamente e veja como montar a sua sala sem se esquecer de pontos relevantes!

Disposição dos móveis ao longo do ambiente

Existem duas questões que fazem da disposição dos móveis um aspecto importantíssimo em um projeto para sala de estar. A primeira é a roda de conversa das pessoas. É importante dispor os sofás, as cadeiras, poltronas e pufes de modo que todas as pessoas que se sentarem para conversar consigam ter uma boa visão de todos os que estão presentes.

O segundo ponto diz respeito à circulação das pessoas. Para que não ocorram problemas em relação a isso, é indicado não escolher móveis muito grandes. Quando há elementos de tamanhos maiores que o adequado, acaba havendo certa dificuldade na circulação. Por isso, os móveis devem ser dispostos de maneira que não haja dificuldade em circular entre cada um deles. Deve-se deixar um bom espaço, por exemplo, entre o sofá e a mesa de centro. O espaço entre a parede e a mesa de jantar também deve ser minimamente confortável.

Adequação da iluminação ao layout do mobiliário

Um fator de grande importância é criar um conceito de iluminação que seja adequado ao layout do mobiliário da sala. Utilizando abajures e luminárias de coluna, por exemplo, podem ser criados pontos de iluminação indireta.

Iluminações embutidas em prateleiras e estantes também são boas opções, pois deixam o ambiente mais aconchegante. Além disso, essas alternativas deixam a sala de estar mais sofisticada, já que fogem daquela iluminação convencional.

Amplitude dos vãos de passagem para outros ambientes

Outro ponto de atenção, que é muito importante principalmente para projetos de salas de estar de apartamentos pequenos, é a amplitude dos vãos de passagem para os outros ambientes.

Vãos de portas, por exemplo, podem gerar interferência nas paredes, o que acaba interrompendo os ambientes. Diante disso, é indicado, dependendo do caso, camuflar as portas com painéis de marcenaria, o que imprime às paredes um visual maior, já que não existem portas interrompendo a visão geral. Por isso, é importante se atentar para a amplitude dos vãos de passagens e, caso seja necessário, tentar incorporá-los às paredes, deixando-as mais contínuas.

Utilização de cortinas adequadas ao ambiente

As cortinas, tanto visual como funcionalmente falando, têm um papel muito importante para a sala de estar. Desse modo, é essencial acertar na escolha desse item. Sobre essa questão, é necessário ter em mente que, dependendo do posicionamento do apartamento, pode entrar menos ou mais luz.

No caso de um apartamento bastante iluminado e no qual a TV está colocada ao lado da janela, é indicado optar por uma cortina blackout, pois ela evitará a entrada exagerada de luz. Já se for um apartamento que fica mais na sombra, por exemplo, porque tem um prédio ao lado que impede a luz de entrar pela janela, é mais interesse escolher uma cortina mais leve.

Harmonia entre todos os móveis presentes na sala de estar

A harmonia entre todos os móveis é uma questão muito importante para deixar o ambiente realmente bonito. Assim, esse é um dos principais pontos de atenção na hora de montar um projeto para uma sala de estar. É essencial escolher os tecidos de todos os móveis de maneira conjunta.

Não se deve escolher o tecido de uma poltrona, por exemplo, sem levar em conta o tecido do sofá. O mais adequado é que, sempre que for ser adicionado um novo elemento à sala de estar, ele seja escolhido de forma que fique harmônico em relação aos outros itens. Se você vai comprar um sofá, deve levar amostras dos tecidos dos outros móveis que já compõem o ambiente. O importante é que haja harmonia entre todos os elementos presentes na sala.

Conclusão

Depois de conhecer os principais pontos de atenção de um projeto de arquitetura para uma sala de estar, jamais deixe de levá-los em conta nas suas próximas obras ou reformas. Atentando-se para todos os aspectos mencionados, além de evitar frustrações com os seus projetos, você certamente obterá resultados muito satisfatórios.

Deixe um comentário