Qual Foi o Projeto Mais Curioso e Interessante Que Já Fizemos e Por quê?

Por 7 de maio de 2018Sem categoria

Projetos curiosos e interessantes são bastante comuns na rotina de um escritório de arquitetura. E aqui na Si.Saccab Arquitetura não poderia ser diferente. Sempre surgem alguns desafios que colocam à prova toda a criatividade da nossa equipe.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre o projeto mais curioso e interessante que já fizemos. No caso, foi o projeto de um loft. Veja abaixo os principais detalhes sobre ele e por que o classificamos como o mais interessante que já realizamos!

O que exatamente é um loft?

Um loft é uma construção que se caracteriza por ter ambientes integrados. Ou seja, ele não possui paredes com divisões internas.

Além disso, nesse tipo de construção, os tijolos, o concreto, as tubulações e a parte elétrica também ficam aparentes. Dessa forma, apenas ao imaginar essas características, você já pode ter uma ideia do quão interessante é desenvolver o projeto de arquitetura de um loft.

Aspectos que fazem de um loft um projeto curioso e interessante

Como dito anteriormente, um loft não possui paredes. Todos os ambientes são integrados. Isso, analisado de maneira superficial, já imprime certa curiosidade a esse tipo de construção. Mas imagine como é curioso para o arquiteto projetar, por exemplo, um quarto que vai ficar totalmente integrado ao banheiro.

Como não há paredes separando os dois ambientes, deixar o quarto aconchegante para dormir acaba sendo algo que exige bastante criatividade por parte do arquiteto, mas que também é bem curioso e interessante.

As características de um loft deixam o projeto bem mais desafiador

Para o arquiteto, além de já ser um desafio desenvolver um projeto de uma construção que possui todos os ambientes integrados, trabalhar com o concreto, as tubulações e os tijolos expostos também é desafiador. Isso porque, apesar dessas características, trata-se de uma casa, uma morada. Logo, existe a necessidade de o proprietário se sentir confortável ali.

Nesse projeto específico, conseguimos viabilizar isso devido à utilização de materiais adequados. Optamos por elementos que deixassem os ambientes aconchegantes e com um visual o mais próximo possível de uma casa convencional.

O projeto de um loft exige um planejamento extremamente minucioso

Levando em conta a complexidade de trabalhar com as tubulações e os pontos de elétrica expostos, o projeto de um loft exige que cada mínimo detalhe seja muito bem pensado. Há inclusive a necessidade de harmonizar a tubulação e a parte elétrica com os outros elementos presentes no local. É como se eles fizessem parte da decoração.

Por isso, tudo deve ser pensando com o maior cuidado possível para que não ocorram incompatibilidades. É algo curioso e interessante, mas também muito delicado para o arquiteto, afinal, qualquer equívoco pode comprometer o resultado final.

Conclusão

Como ficou claro ao longo do artigo, um loft tem diversas peculiaridades. Exatamente por isso, esse foi o projeto mais curioso e interessante que já fizemos. Obviamente, sempre nos deparamos com projetos complexos e desafiadores. Porém, pela natureza de um loft, esse realmente merece o destaque.

Deixe um comentário